Nem sempre é possível prever com exatidão o número total de sessões que serão necessárias para cada indivíduo. Normalmente, os resultados são observados após 10 a 15 sessões, de uma hora cada. Para garantir que os efeitos sejam duradouros, não é recomendado encerrar o tratamento antes de 20 sessões. Em casos de TDAH, por exemplo, o tratamento exige em média de 30 a 40 sessões; em raras situações pode-se chegar a até 50 sessões. A associação do tratamento com Neurofeedback à medicação tem resultados mais rápidos, a curto prazo. Entretanto, a medicação poderá ser gradativamente retirada com acompanhamento médico, sem que os ganhos sejam perdidos.

 

Nos casos mais complexos, as 30 a 40 sessões são distribuídas ao longo de um ano, sendo assim necessárias para automatizar o processo de aprendizagem a longo prazo.

 

No ínicio, uma sessão com duração entre 35 a 60 minutos é necessária para que o cérebro assimile a qual desafio está sendo exposto e o que é esperado como resposta em dada situação. Uma vez que o efeito do treinamento permaneça por mais de uma semana, o treinamento também poderá ser realizado quinzenalmente.  

 

voltar aos FAQs